Edinei José Moraes D' Avila é nome de batismo do cantor e compositor sertanejo solo, pseudônimo Edinei D' Ávila nascido dia 24 de Dezembro de 1982 em Rio Pardo,interior do RS. Dês de criança teve gosto pela música, quando aos 3 anos de idade ganhou de seus pais um pequeno acordeon, onde gostava de brincar e fazer barulho com sua gaitinha.
Aos 10 anos de idade ganhou seu primeiro violão onde fez aulas para aprender a tocar, e com o tempo foi gostando de cantar e escrever poesias e fazer rimas assim começou a escrever suas primeiras composições. Com 12 anos ganhou uma guitarra. Mas começou a levar a sério e a cantar na sua juventude, mostrando grande talento para fazer poesias no tempo de colegial. Com 20 anos de idade quase foi morar em São Paulo para tentar começar sua carreira de artista no centro do país. Mas por causa que era filho único e seu pai era muito doente, atendeu o pedido dos seus pais de não ficar longe da família. Daí ficou no morando no interior do Rio Grande do Sul.
Em 2001 conheceu o amigo Alex Machado Schmidt que também gostava de cantar e fizeram alguns ensaios e resolveram formar uma dupla, em que se apresentavam em festas locais em Rio Pardo, interior do RS. Em 2003 gravaram o primeiro CD da dupla, que não chegou a ser lançado por motivos pessoais naquele momento o seu amigo da dupla resolveu não continuar a dupla. Daí em seguida Edinei regravou o mesmo projeto e aproveitou o repertório e lançou o CD Vol. 1 - Eu Te Amo Tanto em 2004 com músicas próprias com destaques para as músicas "Deu Saudades de Você" música feita pelos amigos Alex M. Schmidt e Edinei D Avila. E também destaque para a música 'A Saudade e a Solidão" de autoria de Edinei D Avila, e também destaque para a regravação da música "Chuva de Verão" de autoria do compositor Jair Bozzetti, que foi sucesso nos anos 90 com a Banda Studio.
O cantor fez divulgação do seu trabalho indo pessoalmente levar seu CD nas emissoras de rádios de toda a região central do RS. E enviando o CD pelo correio para emissoras de rádios dos estados de SC; PR; MS; MT; MG; SP e RJ. Tendo seu trabalho bem reconhecido em várias regiões desses estados. E o artista mesmo saía vender seus CDs de porta em porta em várias cidades do RS.
Em 2006 gravou seu CD Vol. 2 - Minhas Canções, que foi lançado em 2007 que tem as 12 canções de autoria de próprio cantor Edinei. E com esse trabalho fez divulgação em várias emissoras de rádios pelos 3 estados da região sul do Brasil. Tendo algumas músicas se destacando, entre elas "Eu Sei Que Vou Te Amar"; "Hei Trem Bão" e Rédias do Coração" com estilo romântico e mistura de country na maioria das canções desse álbum.
Em 2007 teve a maior perda da sua vida, quando seu pai Serafim Enei Severo D' Avila depois de fazer uma cirurgia de ponte de safena no coração, sofreu um infarto quando estava na U.T.I e veio a falecer, foi uma grande perca para o cantor, pois seu pai era seu maior incentivador. Os dois primeiros CDs foram lançados com o nome apenas Edinei. Daí com o tempo o artista resolveu registrar e usar o nome artístico Edinei D' Ávila e em 2021 o artista relança os seus 2 álbuns em todas as plataformas digitais de músicas e em suas redes socias. Conheça a história do cantor que a cada dia mais, vem conquistando o coração do público com seu talento e dedicação a música.