Quando estávamos para lançar o primeiro álbum da minha banda, AUMUMANA, com o mesmo título, fiquei responsável por toda a correria do mesmo. Produção geral, gravação, horas incontáveis de mixagem, masterização das faixas, empacotamento final, distribuição, divulgação e promoção. Não tínhamos dinheiro, expertise e, nem todos os músicos queriam participar mais do que precisavam, ou seja, gravar.
Todos esses passos são indispensáveis para a criação do produto álbum, mas é óbvio que não precisamos fazer tudo sozinhos. Mas, como era nosso primeiro álbum, fiz questão de participar e entender cada detalhe do processo como um todo. Nosso álbum têm 14 músicas com nuances bem diferentes entre si, o que adicionou uma certa complexidade para os processos de mixagem e masterização. E é da masterização que quero falar hoje.
Mas o que é masterização?
Masterização é a etapa final da pós-produção de áudio. O objetivo da masterização é equilibrar elementos sonoros de uma mistura de som e otimizar a reprodução em todos os sistemas e formatos de mídia. Tradicionalmente, masterização é feita usando ferramentas como equalização, compressão, limitadores e aprimoramento estéreo. https://www.landr.com/pt/what-is-mastering
Masterização é a última etapa antes de prensar! Pense na responsabilidade!!!
O processo de masterização
O processo de masterização que me foi passado era de que todo mundo atochava nas alturas para sempre soar mais alto. Parece que há uma guerra de alturas, que deve ser feita sem estourar. Isso de uma forma geral, principalmente para as músicas mais pops. No meu caso, as música possuem nuances, climas que por vezes aumentavam muito, então, esse processo básico não condizia com nossa realidade.
Outra forma que me foi passada, seria a de apresentar uma música em que eu gostasse da master para que o técnico implementasse nas minhas músicas. Também não foi por aí.
No final, passamos música a música para obter o resultado final que queria. O engenheiro de masterização que me acompanhou nesse processo todo ainda trouxe para a mesa alguns plugins pré-configurados de acordo com o estilo de cada música que estávamos trabalhando em relação as músicas que ele já masterizou e o resultado foi bem melhor. Ou seja, existem inúmeras abordagens sobre o assunto e provavelmente essas que citei ainda são apenas um pequeno grupo dos possíveis processos além da mistura deles em um só.
Gravações ao vivo
Como praxe em nosso modus operandi com banda, todos os shows que fizemos, filmamos e depois editamos música à música, gerando também, álbuns ao vivo. Esses áudios foram gravados no meio da platéia, em 320 kbps com um gravador M-Audio MicroTrack II. Agora, estamos processando esses álbuns para serem colocados nas plataformas de streaming e precisávamos masterizá-los, para ganhar um encorpamento mais sério. E foi aí que descobrimos a LANDR.
Detonando o processo de Masterização
A LANDR é uma plataforma online de masterização que, segundo eles, analisa os detalhes do seu áudio através de inteligência artificial e depois aplica diversos filtros e presets, inclusive de acordo com o gênero musical! Como meu processo inicial de masterização do álbum de 14 músicas foi demorado e cansativo, não gostaria de passar pela mesma experiência com os 34 álbuns ao vivo que temos, tive que dar uma chance e testar a LANDR.
É interessante demais o que eles criaram, pois além de se integrar ao seu processo de criação e de sua workstation, você ainda pode masterizar diversas faixas ao mesmo tempo utilizando o aplicativo desktop que eles possuem.
Pois bem, peguei nosso show Ao Vivo no Mola, Circo Voador e coloquei para ser processado pelos duendes da LANDR. A princípio, usei os parâmetros iniciais e depois fui testando as configurações, chegando no final por utilizar a intensidade alta para todas as faixas e subi em todas as plataformas de streaming.
Resultado e Expectativas
Com o álbum online, enviei para diversos amigos músicos e técnicos dizendo que masterizei as faixas todas sozinho e pedi que dessem sua opinião. No geral, recebi elogios, alguns mais entendidos me disseram que eu poderia ter feito diferente em um ou outro lugar, mas que o resultado geral era bom. Quando disse que na verdade a masterização havia sido feita por um sistema online, alguns piraram!
Debati com outros sobre o que achavam de tudo isso como uma ideia geral e o que ficou claro é que para alguns usos é completamente aceitável, mas que, sempre é bom revisar e fazer uma prova real do resultado com seus próprios ouvidos, além de testar em diversas caixas de som diferentes.
Um amigo que produz muita música para programas de televisão disse que achou o máximo, pois a qualidade da master era aceitável para o que fazia e que iria lhe tirar um bom tempo de trabalho das costas.
Muita gente possui problemas com a questão da substituição do fator humano com a evolução da tecnologia, mas eu acredito que as coisas possam andar juntas e assim, aproveitar o melhor dos dois mundos. Ou seja, se você precisa de masterização de qualidade com baixo custo, use LANDR. Se você quer seu trabalho assinado por um engenheiro ou se quer ter um trabalho com mais atenção ainda aos detalhes, contrate um profissional.
Clique aqui e Ouça.Lá o resultado da Masterização da LANDR:
Como masterizar com LANDR
Basta se cadastrar no site deles e depois arrastar suas músicas para lá, que em alguns segundos você terá a sua prévia para avaliação. O serviço é pago e também possui um plano básico para avaliação da plataforma, mas que só gera MP3. Se você precisar de áudio em alta qualidade, será preciso assinar.
De qualquer forma, conseguimos 1 masterização LANDR WAV GRATUITA para você começar com o aplicativo desktop.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com os caras em support@landr.com. Eles estão sempre prontos a ajudar!
Fora isso, gostaria muito de saber sobre a experiência de vocês com masterização em geral e utilizando o serviço da LANDR, me conta?
Tags: App LANDR Masterização Reviews