Em vez de desencadear uma torrente de nichos bem-sucedida, a internet tem realmente feito blockbusters maiores do que antes.
A Mentira: A paisagem musical será cada vez mais dominada por artistas cada vez menores, com audiências menores (Porém mais fortes). E, todos eles vão ganhar mais dinheiro através de relações diretas de fãs. “Esqueça os milhões de alguns megahits no topo das paradas,”
Chris Anderson escreveu, em sua famosa coluna na Wired, um artigo que iniciou uma revolução equivocada. “O futuro do entretenimento está na casa dos milhões de nichos de mercado, na parte rasa do bitstream”.
A Verdade: Em vez de desencadear uma torrente de nichos bem-sucedida, a internet tem realmente feito blockbusters maiores do que antes. Tudo ao mesmo tempo enquanto tem jogado artistas esfomeados para baixo da cauda.
“Então, enquanto a cauda é muito interessante, a grande maioria da receita permanece na cabeça”, o CEO do Google Eric Schmidt, brutalmente revisto apenas alguns anos mais tarde, disse: “E esta é uma lição que as empresas têm de aprender. Enquanto você pode ter uma estratégia de Cauda Longa, é melhor ter uma cabeça, porque é aí que toda a receita está”.