Microsoft joga a toalha na guerra do streaming e manda os usuários do Groove para o Spotify

A batalha do streaming está cada vez mais acirrada e muitos dizem que só um sobreviverá! E este ano foram mais alguns…

Primeiro o Milk Music

Em Agosto foi a vez da Samsung em descontinuar o seu serviço de música, o Milk Music, que era baseado na plataforma da Slacker e havia sido lançado em 2014. Nunca teve a adesão que a Samsung esperava e ainda era limitado a usuários da Korea do Sul, Estados Unidos, China, Austrália, Nova Zelândia e Malásia. No post de anúncio em que o suporte diz encerrar o serviço, indicam a Slacker como substituto.

Agora o Groove

Desta vez, quem jogou a toalha foi a Microsoft, que enviou um e-mail para seus usuários e parceiros de desenvolvimento, como nós, para avisar que o serviço de músicas deles conhecido como Groove, será descontinuado em 31 de Dezembro de 2017.

Para quem utiliza o Groove, não esqueça de olhar o FAQ que eles disponibilizaram para que sua transição seja tranquila. Inclusive, ele vão pagar 120% do valor do seu Groove Music Pass pré-pago que não foi utilizado.

O que irá acontecer com o Groove?

O app Groove para Windows 10 (PC e mobile) e do Xbox continuarão funcionando e serão atualizados com as funcionalidades normais. De qualquer forma, perderão um algumas funcionalidades, como:

  • Radio
  • Explore
  • Recomendações
  • Compras
  • Vídeos

O que irá continuar é a possibilidade de ouvir música salva localmente e stream via músicas hospedadas em seu OneDrive, onde você poderá continuar guardando suas músicas e ouvi-las pela nuvem através do app.

O mesmo se aplica aos apps da Groove para iOS e Android. Continuarão funcionando com OneDrive, mas sem os componentes listados acima.

Veja na íntegra o e-mail que recebemos:

Groove Music has partnered with Spotify to bring you the world’s largest music streaming service. Spotify is the world’s leading free and premium music streaming service, with millions of songs, expertly curated playlists, podcasts, and more.

 

As part of the partnership, the Groove Music Pass service will be discontinued on December 31, 2017. After that date, Groove Music Pass content will not stream or play and our API features will not be accessible. Beginning mid-October, Groove Music customers can keep their music experience intact by transferring their personal playlists and tracks to Spotify.* We’ll continue to invest in and update the Groove Music app on all Windows devices to support playback and management of music purchased or uploaded to a PC or OneDrive, but the app will no longer stream Groove Music Pass content.

 

Check out our FAQ and please reach out to groovepartners@microsoft.com if you have any specific technical questions. We thank you for your partnership with Groove Music.

 

*Groove Music Pass content migration to Spotify will be available until at least January 31, 2018. We encourage Groove Music Pass customers to move any or all Groove Music Pass content to Spotify by this date.

Como migrar do Groove para o Spotify com alguns cliques

Começando esta semana, usuários do Groove Music Pass poderão migrar para o Spotify de forma simples levando sua coleção e playlists. Veja como:

1) Abra a última versão do Groove app: entre com sua conta na última versão do Groove app da Windows Store ou Xbox One. Depois de fazer login, você verá um popup do Spotify com instruções de como entrar ou criar um nova conta Spotify.

Microsoft joga a toalha na guerra do streaming e manda os usuários do Groove para o Spotify

 

2) Entre no Spotify:

  • Se você já possui uma conta Spotify, você deverá inserir seu nome de usuário e senha;
  • Se você é novo no Spotify e estiver no computador, algumas perguntas serão apresentadas para lhe ajudar a criar sua conta. Sendo a primeira delas o seu nome de usuário;

Microsoft joga a toalha na guerra do streaming e manda os usuários do Groove para o Spotify

 

3) Mova sua música: depois de entrar com sua conta Spotify, o Groove fará a migração da sua coleção musical e suas playlists para o Spotify.

Microsoft joga a toalha na guerra do streaming e manda os usuários do Groove para o Spotify

 

4) Ouça no Spotify: O processo de migração do Groove para o spotify irá durar alguns minutos. Depois de completar, você poderá ouvir suas músicas no app do Spotify.

Microsoft joga a toalha na guerra do streaming e manda os usuários do Groove para o Spotify

 

A batalha continua…

Enquanto isso a batalha continua, basicamente entre Spotify, Apple Music, Google Play + YouTube Red, Amazon Music Unlimited, Deezer e Napster.

Spotify seguindo na dianteira, mas ainda sem lucros, vivendo do dinheiro de investidores e adiando seu IPO indefinidamente. Alguns dizem que ainda este ano eles conseguirão ser rentáveis, mas a verdade é que quanto mais adiam seu IPO, mais ficam devendo a seus investidores.

Apple Music talvez nunca consiga o mesmo número de usuários que o Spotify, mas tiveram 4 anos de atraso para lançamento da sua plataforma de streaming e mesmo assim, contam com mais de 20 milhões de usuários pagantes, muito mais do que a maioria dos serviços de streaming. Além disso, são da empresa mais rica do mundo, então, com o declínio do iTunes, em breve poderão conseguir ainda mais espaço.

Google Play, que é uma mistura de iTunes (venda de música), iTunes Match (pode fazer upload de músicas baixadas em outros lugares e ouvir através do app de qualquer lugar, que é basicamente o que o Groove está se tornando) e Apple Music (streaming propriamente dito). Ainda vem com uma assinatura gratuita do YouTube Red, que infelizmente, não funciona no Brasil.

A Amazon que têm conquistado muitos assinantes por conta do preço, que é mais barato que as outras plataformas, principalmente para quem já é Amazon Prime.

Deezer têm destaque em alguns países e é a número dois do Brasil, mas ainda engatinhando em comparação ao Spotify. Têm apostado nas parcerias com empresas e serviços, como com o Flamengo, e também em nichos, como o Sertanejo e o Gospel.

Napster, acredito que corre por último, por aqui. Tiveram boas respostas sendo a plataforma digital para outras empresas, mas não têm investido muito em aparecer nas terras tupiniquins.

Bom, vamos assistindo e acompanhando de perto. Aproveite e deixe sua opinião nos comentários!

 

Tags:

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account