4 formas simples de aumentar a renda de artistas no digital

Cada vez mais o contexto digital toma conta do Mercado da Música, e isso pode ser comprovado em dados do Relatório Anual do Mercado da Música 2016 realizado pelo IFPI. Eles afirmam que a receita global da Indústria da Música cresceu 3.2%, capitaneado pelo crescimento nas receitas do digital, que cresceu 45.2% e já contribui com 45% da receita global.

Não era necessário dizer isso para afirmar que é imprescindível para qualquer artista, selo ou empresa estar participando ativamente desse Novo Mercado da Música, através das novas tecnologias, mas também entendê-lo, para que possa aproveitar seu melhor.

Por isso, gostaria de levantar com vocês 4 formas simples de aumentar a sua renda no digital utilizando-se de 4 ferramentas digitais: CD Baby, OneRPM, FCO – Fã Clube Oficial e a Ouça.Lá.

As CD Baby e a OneRPM são agregadores digitais, mas também funcionam como loja. Ou seja, você pode cadastrar seus álbuns nestas duas plataformas sem precisar utilizar os serviços de distribuição digital. Fazendo isso, seu catálogo fica disponível nestas duas lojas para que seus fãs possam comprar, baixar e ouvir pelo valor que você definir.

Já o FCO – Fã Clube Oficial foi a primeira plataforma da Zamus a ser criada e funciona como uma comunidade para seus fãs consumirem suas músicas e serem notados por isso, criando um canal de comunicação com seus maiores fãs. O FCO disponibiliza aplicativo para Facebook e muitas outras ferramentas que vão além desse post. O setup é bem simples e direto, basta seguir esse tutorial e acompanhar os resultados.

Para fechar, utilize a Ouça.Lá para otimizar seus ganhos nestas plataformas e em muitas outras. Ela cria um link curto e inteligente que agrega todos os links do seu álbum nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer, iTunes, CD Baby, OneRPM, FCO e etc. Com isso você passa a utilizar apenas um link para divulgar nas redes sociais e seu fã escolhe onde e como consumir.

Depois? Acompanhe os resultados no Analytics e passe a entender melhor seu público. Todas essas 4 plataformas possuem ferramentas de análise de dados e geram insights maravilhosos, mas o da Ouça.Lá lhe dará uma visão de como seu público está espalhado por essas plataformas.

Não esqueça: cadastre seus álbuns na CD Baby, OneRPM, FCO – Fã Clube Oficial e na Ouça.Lá para aumentar seus ganhos. Simples, né?

Tags:

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account