Ouvintes de música têm uma longa história de tentar decifrar as letras de suas bandas preferidas. Na época do do vinil e mais tarde nos cassetes/CDs/etc., as bandas tinham a capacidade de escolher se queriam ou não incluir um livreto com as letras das músicas junto com o álbum ou não. Se não existisse tal livro lírico, em geral, a comunidade de ouvintes tinham que descobrir o que suas bandas favoritas estavam dizendo. E desde cantores cantam (ou pelo menos parece), tem sido incrivelmente fácil de interpretar mal suas letras. “Desculpem-me enquanto eu beijo esse cara.”

Muito se fala do impacto da Internet sobre a indústria da música. E com muita propriedade. A internet transformou radicalmente a música em diversos aspectos. Enquanto a maioria está focada em como a indústria mudou em termos de monetização, alguns tendem a esquecer que quase todos os artistas ainda usam as mesmas 12 notas.

Um aspecto chave que mudou na era moderna, digital é que as letras estão facilmente disponíveis para qualquer ouvinte que escolher procurá-las (ou digitá-las para outros usuários). Não muito tempo depois dos navegadores modernos ganharem popularidade, sites de letras começaram a aparecer. Nenhum desses sites, porém, tem as coisas direito. Eles são cheio de propagandas irritantes e layouts desajeitados. A maioria ainda parece que foi feito em meados dos anos 90 e ainda não foi atualizado desde então.

Na Zamus, como todo fã de música, queremos que as letras estejam corretas e que possamos, através de versos, espalhar as emoções que os artistas transmitem através de suas criações. Hoje podemos dizer que estamos facilitando a vida destes ouvintes em ter as letras corretas, pois os próprios artistas colocam suas letras e, na possibilidade de se compartilhar versos das letras para espalhar o que te toca.

O processo é bem simples: se o artista cadastrou uma letra para a música que você está ouvindo, aparecerá o ícone () de exibir/esconder letra. Com a letra na tela, basta selecionar o verso e um popup se abrirá com as opções de compartilhamento, conforme a figura abaixo.

 

Ao selecionar a opção de compartilhamento pelo Facebook, por exemplo, as informações do link compartilhado são alteradas para levarem a estrofe ou frase selecionada consigo, espalhando assim a palavra. O compartilhamento de letras também conta como um compartilhamento na Zamus e é contabilizado como tal. Veja abaixo um exemplo de compartilhamento de uma estrofe da música Mundo Ácido da banda Mundo Ácido.


Ouviu alguma música bacana na Zamus?
Veja se o artista colocou a letra e compartilhe o que te emociona!

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account