Por Rafael Kell Antunes,  MC no grupo Camaradas Camarão e um dos produtores da Roda Cultural de Botafogo.

O CCRP começou com uma única roda de rima no Rio de Janeiro, na Lapa. Nesta mesma época, eu e mais alguns parceiros que faziam rap em Botafogo, resolvemos criar uma roda fixa para movimentar o rap aqui na Zona Sul e também nos inserir na cena. A roda de Botafogo começou a bombar e ai entrou o lance cultural, idealizado pela Cooperativa Cultural Amálgama Rap, juntando as diversas rodas que começavam a pipocar no Rio de Janeiro se tornando o que é hoje o Circuito Carioca de Ritmo e Poesia. O CCRP têm rodas em Botafogo, Lapa, Bangu, Méier,Vila Isabel, Niterói, São Gonçalo, Barra, Cabo Frio e muito mais.

O bacana da roda é a interação com os diversos instrumentistas que brotam lá. Na roda de Botafogo já chegamos a ter mais de 2000 pessoas! Já tivemos saxofone, guitarra, violão, corneta, gaita, sanfona, violino, as vezes em uma única noite junto com os melhores repentistas fazendo rimas improvisadas na hora. Só quem já viu entende a beleza que é tudo isso, feito por nós mesmos, de graça e na rua!  Tudo isso com a legalização e o apoio da Prefeitura, claro, depois de muita luta!

E esse é o espírito! As rodas brotam nos bairros e lutam para se legalizarem. Nesta correria se espalha o boca a boca e, se mantendo na atividade, se mantêm no Circuito.

Tem um video que explica direitinho e demonstra o que acontece nas rodas culturais, neste caso, a de Botafogo.

Bom, é nesse papo que venho convidar geral da Zamus pra participar, principalmente quem toca instrumentos para fortalecer ainda mais esse movimento que vem crescendo por todo Rio de Janeiro. Não é fechado só para músicos, você que quer montar sua banquinha para vender camisas, cds ou qualquer outra coisa, chega junto também!

A roda de Botafogo rola toda terça-feira na Praia de Botafogo, perto do Mourisco, a partir das 22hs!

A ideia é não parar por ai…  Queremos continuar fazendo desse movimento feito por cada um de nós, ganhar proporções ainda maiores, garantindo e incentivando a liberdade cultural nesses encontros ao ar livre.

 

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

FALE CONOSCO

Envie um e-mail para nós e ficaremos felizes em respondê-lo.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account