A primeira plataforma internacional de streaming a chegar no Brasil foi a Rdio, através de uma parceria com a Oi, quando chamava-se Oi Rdio. Hoje, já sem a parceria com a Oi, a Rdio se destaca em sua relação com os artistas, tendo o processo mais efetivo, curto e transparente para aquisição da página do seu artista na plataforma.

Porém, para que você possa gerenciar a página do seu artista em qualquer plataforma é o mesmo: suas músicas devem estar na plataforma antes de você conseguir adquirir a página. Caso suas músicas ainda não estejam sendo distribuídas, leia antes o nosso artigo sobre como colocar suas músicas nas plataformas de streaming.

Como disse antes, o processo é bem simples. Basta entrar na página do Programa de Artista Rdio e preencher o formulário de aquisição, conforme foto abaixo.

Join the Rdio Artist Program

 

Após o preenchimento do formulário, você irá receber um e-mail pedindo para verificar sua conta através do Twitter ou do seu site. Pelo Twitter, basta deixar o aplicativo Rdio ter acesso à sua conta do Twitter. Para configurar através do site, você precisará criar um link no site do seu artista apontando para o seu perfil no Rdio, não o do artista. Isso irá mostrar para eles que você tem acesso ao site do seu artista e, consequentemente, a idoneidade da relação especificada no formulário.

A primeira vez que fiz esse processo, demorou apenas um dia para confirmarem meu acesso à página da minha banda, AUMUMANA. Na segunda vez, para a Milena Tibúrcio, três dias. Acho um tempo razoável, dado o número de requisições que devem receber diariamente.

Algumas vantagens em participar do Programa de Artista Rdio são:

  • Pagamento por indicação: Pagam $10 para cada pessoa que se cadastrar através do seu link, gerado na plataforma. Você pode pedir o pagamento assim que ele atingir o mínimo de $50. Os pagamentos são feitos via PayPal. As informações sobre pagamento estão aqui;
  • Personalização da página do artista: Eles permitem que você faça alterações de textos e imagens para que você possa trabalhar o marketing diretamente através da plataforma deles. Isso garante que o seu perfil no Rdio não fique desatualizado;
  • Acesso à dados estatísticos: Você passa a ter acesso à plataforma de analytics da Rdio, possibilitando análises mais elaboradas sobre o consumo da sua música na plataforma;
  • Conta premium de ouvinte: Uma das coisas mais legais que achei foi a de dar uma conta paga para a pessoa que for o representante do artista na plataforma. Pode não parecer nada, mas na época, eu utilizava o Spotify gratuito e com propagandas. Agora, ouço tudo na Rdio;

A Rdio foi a primeira plataforma de streaming a “dar” acesso ao artista para gerenciamento de perfil, já que tudo é feito através dos agregadores musicais. Eu realmente me sinto um pouco mais valorizado ao receber esse tipo de tratamento e acho que é um bom começo para os streamers começarem a trabalhar direito com os artistas. Afinal, quem produz o conteúdo que eles vendem?

Você está usando o Programa de Artista da Rdio? O que achou?

Não está? Seguiu nossas dicas?

Deixe sua opinião!

 

Tags:

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account