Como adquirir sua página de artista na Apple Music

A Apple finalmente resolveu entrar para o mercado do streaming. Após anos dominando o mercado do download com o iTunes, compra a Beats, dá uma reformulada e vem com tudo com o Apple Music!

Assim como o programa de artistas da Rdio permite que você possa administrar o perfil do seu artista diretamente na plataforma, o Apple Music também possui esse atrativo.

Sem mais enrolação, vamos ao passo a passo para você também utilizar o iTunes Connect.

1) Primeiramente, será necessário que suas músicas já estejam nas plataformas de streaming.

2) Acesse o iTunes Connect com seu ID Apple, conforme foto abaixo.

01 iTunes Connect - Login

 

3) Feito login, você poderá ver a tela de entrada do iTunes Connect que permite você gerenciar seus aplicativos, livros, mídia e o que nos interessa aqui, os artistas.

 

02 iTunes Connect - Get Started

 

4) A tela seguinte exibirá todos os artistas que você já administra na Apple Music e, para requisitar a administração de um novo artista, basta clicar no + no canto superior esquerdo. No meu caso, já havia feito todo o processo de cadastro da minha banda, AUMUMANA.
03 iTunes Connect - Apple Music Profile

 

5) Ao clicar no botão de requisitar administração de artista, aparece uma caixa para que você digite o nome do artista e, teoricamente o sistema autocompleta com sugestões. Digo “teoricamente”, pois no caso da Milena Tibúrcio, uma grande artista que trabalha conosco, não apareceu seu perfil, apesar de estar cadastrada na Apple Music.
05 iTunes Connect - Artist Search

 

6) Caso o nome do seu artista não apareça nas sugestões do iTunes Connect e você tem certeza de que seu artista está no iTunes, basta utilizar a URL do artista no iTunes na caixa de busca do artista. Se você não sabe a URL do artista, faça uma busca no Google, como eu fiz: “Milena Tibúrcio iTunes“. Abaixo, um print da página da Milena no iTunes e acima, a URL que deverá ser utiliza no campo de busca do Connect.
06 iTunes Connect - Milena Tiburcio iTunes

 

7) Com a URL do seu artista no iTunes em mãos, basta colar no campo de busca e seu artista irá aparecer nas sugestões, conforme print abaixo.
07 iTunes Connect - Artist Search by Url

 

8) Selecionando o artista desejado na lista de sugestões do iTunes Connect, um formulário aparecerá, requisitando alguns dados seus, do selo do artista e da produção. Esses dados são utilizados para validar a veracidade da sua conexão com o artista em questão.
08 iTunes Connect - Representative Form

9) Mensagem de recebimento da sua requisição, enquanto um email foi enviado para você, informando mais alguns detalhes.
09 iTunes Connect - Representative Confirmation

 

11) No e-mail, agradecem o contato e afirmam que em breve entrarão em contato. Neste caso, o Apple Music ainda não havia sido lançado, por isso o detalhe sobre o lançamento da plataforma.
10 iTunes Connect - Email from Request

 

12) E este é o e-mail que recebi quando fui aceito para gerenciar o perfil da AUMUMANA no Apple Music. Entre a requisição e o aceite, foram exatamente 7 dias corridos. Do dia 1 de Julho à 8 de Julho de 2015.
11 iTunes Connect - Welcome to Apple Music for Artists

Finalizando o e-mail de aceite, eles explicam que o Apple Music Connect é basicamente uma plataforma de streaming em formato de rede social, onde você pode postar imagens, videos, textos e músicas para que seus seguidores interajam.

O FAQ deles é bem explicativo e responde algumas outras perguntas, caso queiram saber mais.

Em breve postarei minha análise sobre o Apple Music for Artists, enquanto isso, utilizem o serviço, configurem, postem novidades e tragam suas questões para cá, para que possamos enriquecer o debate.

 

Tags:

Zamus, Educação e Tecnologia para o Novo Mercado da Música.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account